Para que um imóvel seja construído de acordo com padrões técnicos e de qualidade, é necessário um conjunto de fatores que vão garantir a segurança e impedir falhas. Então, você já sabe qual o papel da ABNT na construção civil?

As normas existem e devem ser seguidas para que o controle de todas as etapas da construção seja eficaz e a obra, segura. Existem diversos critérios de avaliação, que totalizam 881 normas na construção civil.

Ao se deparar com uma construção já pronta, quem não é da engenharia civil nem imagina que, durante a longa jornada até o resultado final, houve diversas etapas minuciosas realizadas por diferentes profissionais para garantir a entrega do melhor produto ao cliente.

Continue lendo para saber mais detalhes.

 

O que é a ABNT para a construção civil?

Vamos entender neste tópico qual a importância da ABNT para a engenharia civil.

Normalmente associamos a ABNT àqueles padrões para entrega de artigos e conteúdos para fins acadêmicos, mas não é disso que estamos falando.

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é uma instituição que não possui fins lucrativos, cujo propósito é estabelecer normas técnicas para diferentes segmentos no mercado, inclusive o da construção civil.

O principal objetivo é padronizar as regras para que haja parâmetros precisos de segurança e de qualidade.

Cada diretriz da ABNT é conhecida como NBR. Na engenharia civil, existem diversas regras para regularizar uma obra. Elas estão dentro das NBRs, sendo que cada uma tem sua especificidade.

 

Para que servem as normas da ABNT aplicadas a materiais de construção?

Existem diversas vantagens em utilizar as normas ABNT para a construção civil. Confira abaixo algumas delas.

Garantir a qualidade dos produtos entregues

Os materiais que estão de acordo com as normas possuem garantia de qualidade maior, de modo a evitar que o consumidor tenha prejuízos, pois existem requisitos que precisam ser cumpridos.

Melhor qualidade da obra

Para ajudar a entender qual o papel da ABNT na construção civil, vale esclarecer que, ao seguir as regras vigentes, toda construção dentro de um canteiro de obras estará coerente e com uma equipe mais bem preparada para a utilização dos materiais.

Materiais adequados

As normas ABNT também regulam as construções quanto ao recebimento de materiais e seu devido controle, o que contribui para a valorização do empreendimento.

Leia também: Restauração estrutural: Como funciona e quando é a hora de fazer?

 

Entenda qual o papel da ABNT na construção civil: exemplos de normas

Qual é o papel da ABNT?

Utilizar as normas ABNT e suas respectivas NBRs é indispensável para que a construção civil utilize materiais dentro dos padrões exigidos.

Além disso, permite um aproveitamento mais eficaz dos recursos, de forma a evitar retrabalhos, e visa a garantir a entrega de um produto final adequado.

NBR 6136

A NBR 6136 trata de blocos de concreto que sejam destinados à construção de alvenaria, de vedação ou estrutural, que é comum em habitações de cunho social, por exemplo.

NBR 6118

Entre as normas de construção civil, essa visa a regular as condições a serem cumpridas para as estruturas de concreto dos projetos.

NBR 7678

A NBR 7678 regulariza processos para que haja parâmetros de higiene, manutenção e segurança em canteiros, de caráter coletivo ou individual.

NBR 12.118

Essa norma também é importante, pois trata de blocos de concreto simples vazados na alvenaria. Ela especifica testes de qualidade de acordo com o padrão técnico dos blocos.

NBR 7199

Ainda para entender qual o papel da ABNT na construção civil, essa norma se refere a projetos para alocação de vidros, incluindo regras relacionadas a espessuras, tipos e padrões com medidas seguras.

NBR 8949

Essa norma se refere a ensaios de paredes estruturais em blocos de tijolos, cerâmicos ou de concreto.

NBR 13.531

A NBR 13.531 é referente à elaboração de projetos que tratam de edificações. Ela pode ser usada em construções já edificadas ou em novas.

NBR 15.575

A NBR 15.575 é uma norma bastante relevante que lida com o desempenho de construções habitacionais, para que sejam duráveis e confortáveis.

 

Por que utilizar as NBRs?

As normas técnicas da construção civil são uma maneira de propiciar a entrega de obras certificadas para garantir alto nível de satisfação dos clientes.

Todas as empresas que desejam se destacar no segmento precisam estar em conformidade com as NBRs, caso contrário terão problemas com a fiscalização.

 Para quem não sabe, essa fiscalização é feita pela prefeitura do município, que vistoria as obras, além do Corpo de Bombeiros, no caso dos estabelecimentos que já estão em operação.

Leia também: Como planejar a construção de uma piscina em casa?

 

O que acontece quando não há cumprimento das normas da ABNT na construção civil?

Este tópico também é indispensável para entendermos qual o papel da ABNT na construção civil.

Devido ao marco regulatório do setor, a ABNT serve para proteger as edificações que seguem seus parâmetros. Porém, quando o cumprimento das regras não estão de acordo, existe responsabilização.

Sabemos que as normas da ABNT não se equiparam à lei. Contudo, sua aplicação tem validade no mundo jurídico, de modo a afastar possíveis subjetividades quando há análise das edificações.

 

Quais são as diferenças entre NRs e NBRs?

As NRs (Normas Regulamentadoras) se diferem das NBRs (Normas Brasileiras) quanto à obrigatoriedade.

As NRs são estipuladas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, sendo obrigatórias, pois regulam a segurança e a medicina do trabalho. Quem descumpre essas regras está sujeito a multas e penalidades.

Por outro lado, as NBRs são geridas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que existe desde 1940, e sua aplicação ainda não é regulamentada em lei própria.

No entanto, para quem deseja entender qual o papel da ABNT na construção civil, isso não quer dizer que as normas podem deixar de ser cumpridas se não estiverem previstas em lei.

O motivo é que, como já mencionado anteriormente, existe fiscalização, e as entidades públicas costumam exigi-las em processos de licitação.

Mesmo que não sejam obrigatórias, as empresas que seguem tais normas ganham credibilidade perante o mercado e melhor reputação por se preocuparem com a qualidade de todos os processos envolvidos nas diferentes etapas da construção civil.

Portanto, antes de escolher uma empresa para a construção de uma obra, verifique se ela segue os padrões ABNT!

Quanto a isso, você pode ficar tranquilo ao contratar nossos serviços, pois agimos de acordo com todas as regras de segurança.

 

Entre em contato conosco hoje mesmo!

null

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário