Falar sobre engenharia e obras é algo que pode levar a várias reflexões. Afinal, os fundamentos das construções realizadas pelos seres humanos não são recentes.

Se pensarmos nas Sete Maravilhas do Mundo, a exemplo da Pirâmide de Gizé ou da Estátua de Zeus, que figuram entre os maiores projetos de engenharia do mundo, veremos que foram obras complexas da Antiguidade que prevalecem com o passar dos séculos.

De lá para cá, é claro que muita coisa mudou, mas, apesar de hoje vivermos uma realidade conectada, ainda vemos reflexos do passado nas obras modernas da construção civil.

Neste artigo, vamos falar sobre como funcionam os projetos de obras e as tendências do setor.

 

Engenharia e obras: tendências da engenharia civil moderna

Energia renovável

Nas obras da construção civil, o uso da energia renovável vai ao encontro da ideia de preservação do meio ambiente.

Todos os anos, organizações internacionais divulgam estudos sobre os impactos da ação do homem no planeta.

Na tendência de reduzir esses impactos, a instalação de painéis solares é uma realidade cada vez mais presente nos lares. No longo prazo, os custos de energia tendem a ser menores para quem utiliza energia fotovoltaica.

 

5G nas obras

O uso do 5G já está disponível nas principais capitais e tende a se espalhar para diversos municípios no País a partir de 2023.

Esse tipo de conexão à internet móvel poderá ser utilizado, por exemplo, no campo da inteligência artificial.

Assim, máquinas poderão realizar certas tarefas com comandos de voz, de forma que os canteiros de obras integrem os avanços da tecnologia e tenham maior produtividade.

O 5G também permitirá detectar questões de segurança, como temperatura, elementos danosos ou ruídos.

 

Impressão 3D

A impressão 3D também poderá ser utilizada em engenharia e obras para a apresentação de projetos.

O recurso permite que uma maquete seja impressa em 3D com todos os detalhes de forma rápida e simples, para que os clientes vejam como ficará a obra após a conclusão.

 

Realidade aumentada

A realidade aumentada (RA) já existe em obras de engenharia. Com ela, os clientes podem conhecer uma obra que não foi construída ainda e “visitar” imóveis na planta.

Imagine que você esteja planejando construir uma casa em outra cidade. Em poucos minutos, você acessa o local que será o seu lar, exatamente como imaginou, sem precisar sair do lugar para visualizar o projeto de forma imersiva.

Desde o surgimento do metaverso, especula-se também sobre as possibilidades de lucro das empresas que utilizam RA para fins de marketing e vendas em diversos setores.

 

Cidades inteligentes

As cidades inteligentes visam garantir sustentabilidade e evitar impactos à natureza e ao meio ambiente.

Haverá conectividade com sensores que armazenam dados de forma a otimizar recursos e potencializar o desenvolvimento urbano.

 

Digital Twins

Como os digital twins se aplicam à engenharia e obras?

Com a ajuda desse recurso, os profissionais de engenharia poderão prever em tempo real possíveis problemas na obra, seja pela ação de agentes naturais ou por outros motivos.

Dados são adicionados no mundo virtual para que haja uma análise de o que aconteceria no mundo real.

 

BIM

O Building Information Modeling (BIM) já é utilizado e funciona com softwares para criar projetos virtuais que antecipam como será o resultado final. É parecido com o digital twins, com simuladores e testes.

 

Lean construction

A ideia da construção enxuta é minimizar desperdícios sem deixar de priorizar a qualidade das entregas. Esse conceito já é utilizado na gestão de obras com o intuito de otimizar o fluxo de trabalho.

 

Como funcionam as obras de engenharia civil?

O trabalho de engenharia civil possui muitos desafios. Envolve questões de estrutura, arquitetura, eletricidade, hidráulica, prevenção de incêndios, entre outras.

Em um projeto estrutural, a engenharia civil pode ter o objetivo de construir rodovias, pontes, barragens ou residências e edifícios.

Já o projeto arquitetônico visa garantir que o resultado saia do jeito que o cliente imaginou. No caso de quem deseja realizar o sonho da casa própria, a ideia é oferecer o máximo de conforto possível com melhor custo-benefício.

Em um projeto de engenharia e obras, a instalação elétrica precisa ser segura e evitar qualquer pane ao se habitar no local.

Inclusive, uma tendência crescente é a utilização de painéis fotovoltaicos por uma questão de economia e sustentabilidade ambiental.

Já o projeto hidráulico avalia questões como espaço, isometria, reservatórios, circulação de água e outras demandas necessárias.

Ninguém deseja que falte água em casa por uma falha do projeto. Há ainda a preocupação com a devida estrutura para evitar infiltrações, entre outros problemas.

Outra questão importante é a prevenção de incêndios. Por isso, a obra precisa estar de acordo com as recomendações do Corpo de Bombeiros.

 

Qual a função de um engenheiro em uma obra?

Afinal, o que um engenheiro faz? O engenheiro de obras cuida da parte estratégica das construções e acompanha o andamento do projeto.

Ele realiza todos os cálculos matemáticos para que a fundação seja sólida, estável e livre de riscos. Esse profissional também supervisiona as equipes durante a execução.

Por isso, deve entender cada etapa, desde a parte logística até a avaliação dos solos, os alicerces, os materiais e a obra como um todo.

Entre as atribuições do engenheiro civil, ele é capacitado para emitir laudos, pareceres e relatórios referentes à obra.

 

Como acontece o gerenciamento de obras?

A gestão envolve a administração de orçamento, materiais e pessoas responsáveis pela execução de um projeto de engenharia e obras.

Ela começa antes mesmo de a obra ter início, quando é feito o planejamento. Por isso, o gerenciamento de obras requer o trabalho coordenado da equipe.

Se houver algum problema, ele precisa ser resolvido rapidamente a fim de minimizar a perda de recursos ou de tempo.

A gestão está relacionada à contratação de mão de obra, à garantia de segurança no trabalho com o uso de EPIs, ao orçamento, ao cumprimento do cronograma e à fiscalização interna.

 

Então, gostou deste conteúdo?

 

Leia outros artigos do blogue para se manter informado sobre engenharia e obras!

null

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário