Os índices brasileiros de eficiência energética passaram por uma rigorosa avaliação interna após as seguidas crises de energia que assolaram o País. Dessa forma, surgiu a necessidade de um planejamento no sentido de otimizar e investir em novas fontes de energia no Brasil, em especial, as chamadas renováveis.

Para além do apelo socioambiental, a energia renovável é hoje a forma mais prática e viável de restabelecer novos padrões de eficiência energética no Brasil, tanto que em 2018 foi criado um portal on-line para orientar e medir os índices nos quais o País tem investido. Saiba mais aqui. 

Com novos projetos e o incentivo direto do governo, o Brasil passou a ocupar uma posição privilegiada em números de otimização de energia, e o processo só está começando. Nos próximos anos, usinas de energia sustentáveis e novas tecnologias prometem substituir sistemas antigos e potencializar a eficiência energética brasileira.

Para entender melhor o tema, vamos explicar tópicos que podem ser importantes para o País alcançar melhores resultados. Aqui falaremos sobre:

  • O que é eficiência energética?
  • Como alcançar melhores resultados de otimização de energia
  • Energia renovável no Brasil – uma realidade em pleno desenvolvimento
  • Eficiência energética na indústria
  • Empresas de engenharia e eficiência energética

 

O que é eficiência energética?

Eficiência é um termo que se relaciona a conseguir fazer mais com menos, sem que com isso se perca conforto ou qualidade na ação executada. Assim, podemos dizer que eficiência energética se refere a gerar a mesma quantidade de energia com menos recursos naturais ou a realizar o mesmo trabalho com uso de menos energia.

Dessa forma, buscar eficiência energética é trabalhar em uma atividade que procure otimizar o uso das fontes de energia de maneira racional, como forma de obter determinados resultados que sejam satisfatórios aos usuários. Assim, a eficiência energética baseia-se na relação existente entre a quantidade de energia empregada em uma atividade e aquela disponibilizada para sua concretização, de forma com que não aconteça nenhum tipo de desperdício de energia.

A otimização do uso energético parte de um princípio que busca melhores fontes e formas de não desperdício. As fontes, portanto, são a ponte mais importante para o aprimoramento da utilização da energia, bem como as tecnologias e o estímulo aos consumidores para usarem a energia conscientemente.

 

Como alcançar melhores resultados de otimização de energia

Como dissemos, parte do processo de otimização do uso de energia consiste no emprego de novas tecnologias, formas alternativas e também no incentivo ao uso racional pelo consumidor, com base em experiências que possam demonstrar os benefícios da eficiência energética.

Assim, o uso das tecnologias do mercado é essencial para a própria conscientização do consumidor. O exemplo mais simples e eficiente desse processo diz respeito à troca da iluminação convencional, com luzes incandescentes, por lâmpadas de LED, seja em obras residenciais ou comerciais de grande escala. Também podemos citar os aparelhos com selos que indicam menor consumo de energia, proporcionando assim uma real economia e menos impactos no meio ambiente.

Porém, em maior escala, a troca das fontes de energia é, em verdade, o que leva à grande mudança em busca da eficiência energética. O Brasil, historicamente rico em fontes de obtenção energética, passou a substituir sua ênfase em matrizes hidrelétricas e de termelétricas poluidoras por fontes renováveis, como usinas de energia eólica, solar e aquelas que usam matérias-primas locais.

Energia renovável no Brasil – uma realidade em pleno desenvolvimento

Nos últimos anos, tanto o governo como a iniciativa privada têm investido fortemente em energia renovável no Brasil. Esse processo fez com o País saltasse na lista de nações com o uso e desenvolvimento de energia sustentável e encontrasse nessas fontes o seu futuro energético.

Com biomas naturais altamente favoráveis, a energia renovável é a grande aposta do setor no Brasil, seja para novos empreendimentos ou para suprir a necessidade local já existente. A característica renovável da nossa matriz nos situa como um dos líderes na produção de energia advinda de fonte não fóssil, uma situação única, que coloca o Brasil em posição de modelo mundial de matriz energética limpa, de acordo com o Canal Energia.

Atualmente, os principais setores consumidores de energia no Brasil são a indústria (32,5%), o transporte (32,2%), energético (10,7%), residencial (9,6%), agropecuário (4,4%) e o setor de serviços, que corresponde a 4,8% dos consumidores totais. O Brasil possui cerca de 81 milhões de consumidores, e cerca de 75% de nossa matriz é de energia renovável, conforme dados da Aneel.

 

Eficiência energética na indústria

O setor industrial representa um dos principais motores de crescimento do PIB nacional e, como vimos, tem uma parcela de 32,5% do total de consumo de energia do Brasil.

Com dados de extrema importância, a eficiência energética do setor é um tema que merece destaque, em especial no que diz respeito à sua otimização e suas tendências para os próximos anos.

O desperdício de energia nas indústrias e o uso, por décadas, de materiais inapropriados fizeram com que o setor buscasse agora novas tecnologias que possam apresentar não só melhores resultados, mas também mais economia e uma resposta adequada às questões ligadas ao desenvolvimento sustentável. Assim, cada vez mais empresas optam pelo uso consciente da energia e trabalham em busca de uma readequação de seus sistemas.

Podemos citar aqui alguns dos passos que podem ser tomados em busca da eficiência energética no modelo industrial. Entre eles estão:

  • Mapeamento do consumo por meio de análises periódicas, que deve sempre ser feita por uma equipe de engenheiros especializados;
  • Uso de equipamentos com selos Procel e troca da iluminação e/ou do cabeamento antigos;
  • Conscientização de funcionários e colaboradores, a fim de que contribuam para o bom funcionamento dos sistemas;
  • Manutenção periódica de redes elétricas para que seja possível identificar e prevenir problemas elétricos e desperdício energético;
  • Substituição ou redimensionamento de motores elétricos;
  • Uso de melhores tecnologias em sistemas industriais.

 

Empresas de engenharia e eficiência energética

O papel do engenheiro e das empresas de engenharia é indispensável para processos que visem à eficiência energética. Seja em novas obras ou na remodelação de sistemas, somente profissionais capacitados possuem a aptidão para identificar, mapear e otimizar o sistema elétrico de forma a resultar na eficiência energética desejada.

Ainda, são as empresas de engenharia que darão suporte às novas obras de energia renovável no País e, por isso, seus colaboradores devem estar em constante atualização sobre o tema, capacitando-se assim para os novos desafios em busca do fortalecimento do mercado de energia limpa no Brasil.

Por isso, sempre que necessário, o profissional deve ser consultado para que realize uma análise concreta da situação e possa sugerir os melhores modelos a serem adotados, tanto em obras civis residenciais como industriais ou de grande porte.

 

Quer saber mais sobre energia solar? Clique aqui!

null

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário