Você sabia que, com os cuidados necessários, é possível manter obras em curso durante o período da pandemia e evitar atrasos, prejuízos e demissões? Fique de olho, neste artigo vamos explorar o tema e falar um pouco mais sobre as recomendações para o setor da construção civil.

A Covid-19 afetou drasticamente o setor da construção civil, fazendo com que muitas empresas paralisassem suas obras e adiassem projetos. Os impactos negativos no setor, que foi o mais afetado, juntamente com o comércio, chegaram em um momento em que o que se esperava era justamente a recuperação dos serviços.

Com a pandemia, muitas obras foram suspensas por questões de saúde pública, porém, aos poucos, estão sendo retomadas com as devidas precauções, que visam a reativar os trabalhos, evitar prejuízos e preservar os milhares de empregos do setor.

Para incentivar a volta ao trabalho, elaboramos uma lista dos principais cuidados necessários para a retomada e manutenção dos serviços e obras civis, mesmo durante a pandemia. Acompanhe!

 

A pandemia e os impactos na construção civil

A pandemia causada pelo vírus da Covid-19 afetou diretamente não só os canteiros de obras, mas todo o setor da construção civil. O PIB nacional caiu no primeiro semestre em relação ao mesmo período de  2019, e a área da construção sofreu duras perdas. Muitos projetos tiveram de ser suspendidos, adiados e até cancelados.

No entanto, o segundo semestre de 2020 deve ser de recuperação do setor, ainda que lenta e baseada nas instruções de órgãos nacionais e internacionais responsáveis pelo controle da doença, e com as devidas medidas de precaução. Para isso, vejamos alguns cuidados que devem ser tomados para a manutenção das obras durante a pandemia.

Vale lembrar que devem ser seguidas todas as orientações de órgãos oficiais, como o Ministério da Saúde e a Secretaria do Trabalho, bem como dos órgãos responsáveis em cada região específica onde se encontrar a obra em andamento.

 

  1. Trabalho remoto sempre que possível

O cotidiano de uma obra é vivido dentro de seu canteiro, isso é um fato. Mas vale lembrar que alguns profissionais podem executar suas tarefas, mesmo que de forma parcial, em trabalho remoto.

O trabalho remoto é aquele que pode ser feito a distância, em casa, limitando assim o deslocamento de profissionais a somente o necessário e contribuindo para a não formação de grupos grandes de pessoas.

Quando o trabalho remoto não for possível, ainda existe a viabilidade de separar os grupos em turnos, evitando o contato direto entre eles.

 

  1. Itens de segurança para todos os trabalhadores

Os canteiros de obras são locais onde itens de segurança são comuns e obrigatórios. O setor da engenharia civil já está acostumado com o uso de muitos equipamentos e, agora, deve contar com a indispensável utilização de outros elementos.

Dessa maneira, é obrigação do empregador ceder e treinar trabalhadores para a utilização de produtos e equipamentos que possam prevenir a Covid-19, como o álcool em gel e as máscaras de proteção individual. Os lavatórios com água e sabão também devem estar ao livre alcance de todos os colaboradores.

Tais recomendações visam especialmente a manter a segurança de todos os trabalhadores e envolvidos na obra, evitando assim o contágio pela doença. Esses itens devem estar disponíveis aos trabalhadores, e os empregadores devem exigir e fiscalizar o seu uso, da mesma maneira que ocorre com os EPI’s.

 

  1. Limpeza especial de áreas comuns e equipamentos

A higienização das áreas comuns deve ser reforçada em tempos de pandemia. Com a disseminação da Covid-19, o ano de 2020 está exigindo ainda mais cautela com os termos de saúde e limpeza para a construção civil.

 Os ambientes devem estar arejados, e as áreas de uso comum precisam receber uma criteriosa manutenção de limpeza com produtos como álcool e cloro ativo ao menos duas vezes por dia.

Ainda, os espaços que possuem maior fluxo de pessoas requerem cuidado especial e precisam de mais atenção na limpeza. Além de evitar aglomerações, é necessário poder contar com uma desinfecção eficaz.

Mas não só as áreas de trabalho requerem limpeza e cuidado. Os equipamentos também devem ser limpos, especialmente os que forem manuseados por mais de uma pessoa. A higiene deve ocorrer com produtos adequados, que garantam a eliminação de todos os germes, como é o caso do álcool. Mais recomendações de limpeza podem ser encontradas nos sites oficiais do governo.

Todas as ações da construção civil devem ser analisadas, e as obras mais necessárias, priorizadas nesta volta ao trabalho pós-lockdown. Com a recuperação mensurada dos serviços de engenharia, alguns projetos deverão ainda ter seus prazos adiados, mesmo que por um curto espaço de tempo.

No entanto, quem tem obras em andamento não precisa se preocupar. Com as recomendações sanitárias, a retomada dos trabalhos e o avanço serão viáveis, mesmo durante o período da pandemia.

Caso você ainda não conheça as formas para manter em curso sua obra ou esteja com dúvidas sobre tema, converse com o seu engenheiro de confiança e saiba mais sobre o assunto.

null

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário