O planejamento de obra é uma etapa fundamental de qualquer empreendimento imobiliário. Esquecer os cuidados que essa etapa exige pode colocar todo um projeto em xeque.
Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, explicamos como você pode montar o seu planejamento de obra passo a passo. Não deixe de conferir!

Planejamento de obra passo a passo #1: analisando a viabilidade de um projeto

Antes de mais nada, é necessário verificar se um determinado projeto pode trazer os resultados esperados pelas empresas que investem nele.
Ou seja, é preciso fazer uma análise de mercado cuidadosa para verificar se um determinado projeto pode ou não propiciar lucros que justifiquem o investimento feito. Dessa forma, pode-se evitar possíveis prejuízos.
“Não se pode esquecer de que é necessário fazer uma correta avaliação dos custos previamente calculados de um empreendimento, a fim de verificar se as receitas realmente podem cobrir as despesas de cada fase da obra.”
Geralmente, um estudo de viabilidade deve ser pautado em dados coletados de fontes concretas, utilizando ferramentas como os memoriais descritivos.
Entre os dados que precisam ser coletados para que se possa analisar a viabilidade de uma obra, temos os seguintes:

  • Custos relacionados à preparação do terreno, à fundação, à mão de obra e ao desenvolvimento do projeto;
  • Cálculo de BDI (Benefícios e Despesas Indiretas);
  • Cálculo do ROI (Retorno Sobre o Investimento).

Planejamento de obra passo a passo #2: elaboração do projeto da obra

Com o estudo de viabilidade aprovado, pode-se passar ao desenvolvimento do projeto da obra.
Essa etapa envolve a participação de arquitetos e engenheiros e deve conter as seguintes partes:

  • Projeto arquitetônico;
  • Projeto estrutural;
  • Projeto elétrico;
  • Projeto hidrossanitário;
  • Projeto ambiental.

Não se pode esquecer de que um projeto de obra na construção civil deve considerar as normas técnicas e leis estabelecidas pelas autoridades e órgãos competentes de cada região.
Por isso, é na etapa do projeto que começam a ser considerados os pontos necessários à regularização da obra, o que é preciso para a obtenção das licenças e permissões indispensáveis para iniciá-la.

Planejamento de obra passo a passo #3: cronograma de obra

A próxima etapa do planejamento é o cronograma de obra. Abaixo, explicamos como montar um cronograma de obra. Veja!

Listando atividades

Antes de mais nada, o responsável pelo cronograma deve listar todas as atividades que farão parte da consecução da obra, desde seu início até sua conclusão.

Estabelecendo as datas

Um cronograma de obra deve ter todas as datas de início e término de cada uma das etapas de um empreendimento.
Para isso, é necessário saber a quantidade de pessoas trabalhando em cada fase e qual a complexidade de cada uma das etapas de uma obra.

Organizando as atividades

As atividades precisam ser devidamente organizadas em predecessoras, sucessoras e simultâneas, de modo que elas possam ser entendidas de maneira em um todo contínuo e interdependente.

Executando o cronograma

Depois de realizado o cronograma, é necessário iniciar a obra tendo esse documento como base. Evidentemente, ele pode sofrer alterações, de acordo com o andamento da obra.

Medição de resultados

Por fim, deve-se guardar os cronogramas já realizados e concluídos para que eles sirvam de base para outros planejamentos. Isso porque os cronogramas também são formas de medir a eficiência dos processos.

Planejamento de obra passo a passo #4: acompanhamento e supervisão da obra

Ao iniciar a obra, faz-se necessário o acompanhamento e a avaliação contínua de todas as atividades.

Isso porque nem mesmo o mais meticuloso planejamento está a salvo de contratempos que podem colocar prazos preestabelecidos em xeque.

Por exemplo, problemas com mão de obra terceirizada ou com fornecedores de materiais tendem a prejudicar o andamento da obra.

A única forma de se antecipar a esse tipo de evento é estar a par do andamento de todos os processos, de maneira a identificar os gargalos antes que eles prejudiquem o planejamento.

Um dos documentos mais importantes de um bom acompanhamento é o diário de obras.

O preenchimento correto desse diário possibilita uma visão conjunta de tudo que ocorre em uma obra, funcionando como um histórico de todos os eventos que a constituem.

Planejamento de obra passo a passo #5: acabamento e entrega do imóvel

A aplicação do acabamento costuma ser a fase final de uma obra. É justamente nesse momento que se deve atentar para todos os atos necessários à entrega do imóvel para o cliente.
Nessa etapa, os responsáveis por uma obra devem verificar vistorias, alvarás e o Habite-se, nome dado ao ato administrativo que autoriza a utilização de um imóvel por um inquilino.

Não se esqueça de usar uma planilha de planejamento de obra!

Para concluir, indicamos o uso de planilhas específicas para empreendimentos imobiliários, haja vista que essas ferramentas otimizam o acompanhamento e o gerenciamento dos processos.
De fato, fica muito mais fácil colocar em prática o planejamento de obra com as planilhas. Elas possibilitam a organização das atividades, a prevenção de contratempos e um melhor controle de tudo que ocorre em um canteiro!

E você, quer saber como escolher uma boa empresa de engenharia e construção? Comente!

 

null

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário