O gerenciamento dos contratos é uma atividade corriqueira na construção civil. São vários detalhes a fechar com os fornecedores, parceiros e clientes. Nesse contexto, você sabe o que é o conceito de obra turn key?
Do que se trata? Em linhas gerais, o turn key simplifica o contato com empresas e o relacionamento entre contratado e contratante.
Sabe-se que durante uma obra são várias etapas desde o projeto inicial até sua conclusão, não é mesmo? E existem vários processos que podem se tornar mais simples ou mais complexos dependendo do modelo de contratação.
E, claro, isso interfere no andamento da obra e nos resultados esperados. O que o cliente deseja é que tudo seja executado no prazo como planejado. Disso você já sabe. Mas como otimizar os processos?
Neste post, você vai entender qual é a diferença desse tipo de contrato com outras formas de executar uma obra.
Vamos ver suas vantagens e os cuidados necessários para que ele seja realmente mais vantajoso.
Então, continue lendo para entender o tema!
Entenda o que é obra turn key
Turn key, na engenharia, é um conceito que envolve a elaboração cuidadosa da obra pelo engenheiro e pelo arquiteto especialista de forma a atender aos desejos e às necessidades do cliente.
São diversas etapas, como:
- Elaboração do orçamento;
- Execução da obra;
- Desenvolvimento de designs segundo as preferências do cliente.
O turn key se refere a um tipo de contrato no qual somente um fornecedor é contratado com o intuito de fazer o trabalho desde a fase inicial até a fase final.
É normal que as empresas tenham a tendência de escolher vários parceiros. No entanto, isso acarreta algumas dificuldades. Por exemplo, pode haver discrepâncias na qualidade do serviço entre elas.
Além disso, fica mais difícil definir um padrão de acabamento. Outro ponto que precisa ser destacado é que pode, também, haver falta de sincronia, com atraso em diferentes setores.
Também existe a questão do retrabalho. Ou seja, pode haver necessidade de refazer um trabalho que já foi finalizado.
A obra turn key tem por intuito eliminar esses problemas. Dessa forma, haverá também um custo-benefício mais proveitoso. Além disso, você não precisará lidar com diversos contratos diferentes.
Como funciona a obra turn key
Apenas um fornecedor vai realizar todo o projeto. Ou seja, você não vai ter uma empresa responsável pela parte elétrica e outra por levantar a obra, por exemplo. Dessa forma, tudo se torna mais célere e com menos burocracia.
Tipos de turn key
Existem dois tipos de contrato de obra turn key, o EPC e o EPCM. Confira a seguir do que se trata cada um.
EPC
EPC é uma sigla em língua inglesa que se refere a “Engineering, Purchase, Construction”. Em nosso idioma, “Engenharia, Compra e Construção”.
Mas o que isso significa?
Significa que a empresa será a responsável pela elaboração do projeto, pela compra dos materiais e pela execução da obra.
Além de engenheiros e arquitetos, será necessário também mão de obra qualificada em cada fase.
EPCM
O EPCM não difere muito do modelo anterior. A sigla em inglês se refere a “Engineering, Purchase, Construction Management”. Em português, “Engenharia, Compra e Gestão da Construção”.
Nesse modelo de contrato, a empresa é responsável pela elaboração do projeto e pela aquisição dos materiais, mas não executa a obra. Apenas gerencia a equipe que a executará.
Benefícios da obra turn key
Menor tempo de conclusão da obra
O primeiro benefício é o tempo menor para conclusão da obra. Como haverá somente uma empresa responsável por todos os procedimentos, existe menos burocracia e o planejamento é mais eficaz.
Logística simplificada
Toda a gestão e logística se torna mais simplificada com o turn key. Como há apenas um contrato, e não vários deles, menor é a complexidade das operações.
O motivo é que cada contrato precisa ser seguido em detalhes, com suas próprias condições e termos.
Menores custos de oportunidade
Este é outro ponto relevante para entender o que é turn key.
Nos modelos em que há vários fornecedores, todo o acompanhamento do contratante é mais dificultoso: é necessário saber o que está sendo realizado em cada etapa e se o trabalho confere com o planejado inicialmente.
Portanto, uma obra com vários contratos com fornecedores demanda mais conhecimento técnico do cliente, o que leva a mais tempo na resolução de problemas.
Em uma obra turn key, esse tempo não é desperdiçado e pode ser aplicado para atingir metas mais relevantes do projeto.
Soluções integradas
Não significa que no turn key sejam cortadas as relações entre a construtora e o cliente, pois as soluções de manutenção, por exemplo, podem ser integradas.
Em outras palavras, a mesma empresa poderá ficar responsável por outras etapas do projeto, além de poder participar também do treinamento de quem ocupará o local.
Cuidados necessários ao utilizar a obra turn key
Escolha um bom prestador de serviço
Quem contrata precisa sempre buscar um bom prestador de serviços, a fim de evitar problemas na obra, ainda que haja uma gestão centralizada.
Isso é fácil de entender. Se houver vários parceiros e um serviço der errado, apenas uma parte do trabalho será comprometida. Por outro lado, se uma única empresa apresentar várias falhas, todo o processo ficará comprometido.
Garanta a qualidade do serviço
Por fim, se você deseja entender o que é turn key, este é outro benefício.
Para a empresa que presta o serviço, a atenção principal está na qualidade entregue em cada fase.
Isso é importante para a reputação da empresa e, também, para conseguir sempre novos clientes e se manter no mercado.
Em todo caso, o contrato deve estar sempre bem definido quanto aos prazos, preços e atribuições.
Então, conseguiu entender como funciona a obra turn key?
Se tiver alguma dúvida ou se quiser fazer alguma consideração, pode deixar o seu comentário abaixo. Responderemos o mais rápido possível.
Não se esqueça também de compartilhar essas informações com outras pessoas!