Como reaproveitar resíduos da construção civil

A destinação de resíduos a fim de reciclar o máximo possível deles é uma prática ambientalmente proveitosa. Mas como reaproveitar resíduos da construção civil?

A reciclagem na construção é uma questão muito atual. Esses resíduos são classificados como especiais, e sua destinação deve ser realizada seguindo as indicações da legislação vigente.

Atualmente, a maioria dos resíduos urbanos são provenientes da construção civil.

Então, a preocupação com o seu destino e reaproveitamento é uma questão que deve estar presente nas ações de empresas e governos, pois ainda existe muito desperdício de materiais no País.

Se houvesse mais iniciativas de reciclagem, seriam criados milhares de novos empregos, além dos impactos positivos sobre o meio ambiente.

 

Entenda como reaproveitar resíduos da construção civil

A importância da reciclagem para o meio ambiente é incontestável, e o setor da construção tem sido protagonista nessa área, embora muitos avanços ainda sejam necessários.

As empresas estão cada vez mais empenhadas em implementar procedimentos para reutilizar os resíduos, ou seja, para recuperá-los da forma mais adequada e, sobretudo, seguindo as normas específicas sobre o assunto.

Por essa razão, é aconselhável realizar uma reciclagem seletiva que se estruture em diferentes fases operacionais.

Mas como reaproveitar resíduos da construção civil?

No Brasil, existem mais de 350 usinas de reciclagem da construção civil.

Para reciclar, é necessário planejar os espaços no canteiro de obras e estruturar a coordenação e separação de materiais. Assim, é preciso ter pessoas com encargos específicos para tais atividades e programar as operações.

A reciclagem e destinação final de resíduos de construção envolve:

  • resíduos provenientes do processamento de materiais e componentes;
  • invólucros ou suas embalagens;
  • resíduos de demolições;
  • materiais contaminados por substâncias perigosas;
  • elementos resultantes do processamento.

Embora o descarte de resíduos de construção em aterros não seja a solução preferível, hoje é a forma mais popular de gerenciamento, enquanto a recuperação ainda não é generalizada.

A deposição de resíduos de construção em aterros é a opção menos sustentável e deve ser utilizada apenas se não for possível recuperá-los ou reciclá-los.

Bons resultados na valorização da reciclagem podem ser obtidos em diversos aspectos, com benefícios para toda a sociedade.

Para simplificar a atividade de reciclagem, é necessário tomar medidas desde a fase de demolição, que deve ser realizada de forma seletiva.

 

Importância de reaproveitar resíduos da construção civil

Vamos entender um ponto relevante sobre como reaproveitar resíduos da construção civil.

Sabemos da importância da reciclagem com o intuito da redução dos impactos ambientais.

Porém, muitas pessoas têm ainda o preconceito de acreditar que os materiais reutilizados não seriam tão bons quanto os originais.

Trata-se de um pensamento com pouco fundamento, pois os materiais resultantes passam por etapas rigorosamente fiscalizadas, de modo que o produto final seja seguro e de qualidade.

Por isso, os resíduos produzidos no local após as operações podem ser reciclados e reutilizados tranquilamente.

Os produtos reciclados são extremamente variados e incluem materiais de construção como:

  • betão armado;
  • aço;
  • tijolos;
  • materiais de acabamento, como rebocos;
  • azulejos;
  • painéis;
  • madeiras;

Vamos dar um exemplo prático. A madeira proveniente da construção civil serve perfeitamente para ser aproveitada como combustível em fornalhas de restaurantes.

Os restos de argamassas, depois do tratamento, podem retornar ao processo de construção para a fabricação de pisos e pavimentação, por exemplo.

Por outro lado, o que pode ser mais desconcertante do que visualizar um local abandonado cheio de entulhos de resíduos de construção? E isso é mais comum do que imaginamos.

Nesse sentido, como reaproveitar resíduos da construção civil?

Para evitar a utilização predatória dos recursos naturais, a reciclagem na construção civil é algo que deve ser sempre incentivado.

Quando os resíduos de demolição são deixados em terrenos baldios, aumentam-se os riscos de doenças causadas pela proliferação de insetos e animais roedores, por exemplo.

Por esses e outros motivos, compreende-se a importância da reciclagem.

Mas você sabe quais são as fases pelas quais esses resíduos passam para serem reciclados?

É o que veremos no próximo tópico.

 

As fases da reciclagem

Existem pelo menos três fases de reciclagem dos resíduos de construção civil.

A principal consiste em reutilizá-los diretamente no local para reduzir a quantidade de lixo produzido.

A reciclagem primária, portanto, consiste em reutilizar os resíduos diretamente no local.

Dessa forma, a quantidade de resíduos produzidos é minimizada. Alguns exemplos de resíduos que podem ser diretamente reutilizados são telhas, tijolos e vigas de madeira.

Já a reciclagem secundária é acompanhada por um tratamento mecânico dos resíduos.

Por fim, como reaproveitar resíduos da construção civil com tratamento químico? Essa é a reciclagem terciária.

O tratamento deve ser feito sempre com muito cuidado e em instalações especiais, pois pode haver a presença de resíduos perigosos.

As instalações contam com um britador que reduz o material original em fragmentos do tamanho desejado, separando produtos estranhos como plástico e ferro.

Além disso, esses tratamentos para a reciclagem ocorrem em plantas fixas ou móveis, e a quantidade de produto reciclado varia de acordo com o tipo de construção.

 

Qual é o fim dos resíduos?

Os resíduos inertes devem ser armazenados em aterros específicos e destinam-se a ser reaproveitados como matéria-prima secundária.

Em particular, são utilizados para misturar argamassas novas, permitindo um grande ganho econômico e ambiental.

Na maioria dos casos, o procedimento é composto por uma série de máquinas especiais capazes de completar um ciclo de britagem que inclui várias operações.

Faz-se moagem, peneiramento, seleção do tamanho das partículas e, finalmente, separação da fração de materiais reutilizáveis.

Existem quatro fases do processo:

  • a formação de resíduos de canteiro de obras;
  • a coleta de produtos descartados;
  • o tratamento;
  • a recolocação no mercado de produtos de usinas de reciclagem.

Justamente porque os resíduos de construção e demolição são compostos por elementos muito diversos, como papel, vidro, plástico, madeira, ferro, agregados, cerâmica, concreto e material pétreo, devem ser processados em instalações especiais.

Vimos então como é o procedimento de reciclagem de resíduos de construção. Esperamos que este conteúdo tenha ajudado a compreender o tema!

null

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário