A inovação na construção civil deu um novo fôlego a esse que é um dos mais importantes setores da economia brasileira. Mas, afinal, quais as tendências mais importantes que começam a despontar no horizonte desse mercado?

Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, indicamos o que se pode esperar do futuro no que diz respeito à construção civil. Não deixe de conferir!

 

Entendendo a importância da construção civil

Antes de mais nada, precisamos entender a importância da engenharia e da construção civil para a economia brasileira.

Para que se tenha uma ideia dessa importância, a construção civil permanece aquecida mesmo em meio à crise gerada pela pandemia, sendo o setor que mais gerou empregos formais em 2020.

Esse setor também representa uma parcela expressiva do PIB nacional, chegando a consolidar a significativa fatia de 6,2%.

Em 2021, os especialistas avaliam que a construção civil deve ser um dos setores que sustentarão os duros golpes sofridos pela economia.

De acordo com eles, o PIB desse mercado deve crescer 4% em 2021, mesmo com o encolhimento ocorrido em 2020.

Por isso, a importância do setor para o crescimento econômico do País continuará a ser incontestável, sendo ele um dos maiores geradores de emprego e renda.

Contudo, esse crescimento também demanda investimento em inovação de processos e tecnologias.

A seguir, apontamos as tendências que devem orientar os esforços de recuperação do mercado da construção civil no Brasil. Confira!

 

Tendências na construção civil #1: automação predial

Há muito tempo que a automação predial já é sinônimo de eficiência e inovação na construção civil.

De fato, o conjunto de tecnologias englobadas por essa tendência pode não somente proporcionar mais conforto e comodidade aos usuários de edificações, como, também, reduzir custos operacionais.

Basta lembrar que com o controle e gerenciamento automatizado de elevadores, sistemas de ar-condicionado, de ventilação e de iluminação pode-se reduzir o desperdício de energia.

Com os sistemas de segurança automatizados, também é possível evitar acidentes e prevenir possíveis falhas que poderiam levar a incêndios e outros sinistros.

 

Tendências na construção civil #2: sustentabilidade

Em meio a tantas preocupações com o desequilíbrio ambiental causado pelo homem, as empreiteiras passaram a ter a sustentabilidade como palavra essencial de seu vocabulário.

Essa preocupação também diz respeito à otimização do uso dos materiais, o que possibilita a redução do desperdício e facilita o descarte de resíduos.

“Contudo, o cuidado com o manejo dos materiais com vistas ao melhor aproveitamento deles não prescinde da busca por uma maior qualidade em cada etapa da obra.”

Por exemplo, o reaproveitamento dos resíduos deve ser feito de maneira estudada, de forma a não prejudicar a vida útil das estruturas.

O uso de materiais inovadores na construção civil também tornou esse setor mais alinhado à sustentabilidade. Entre eles, podemos indicar os seguintes:

  • Madeira translúcida;
  • Policarbonato;
  • Hidrocerâmica;
  • Argamassa crupe.

Um dos maiores benefícios das atitudes sustentáveis é a redução significativa dos custos de uma obra, haja vista a otimização do uso dos materiais.

Não podemos esquecer que algumas prefeituras oferecem incentivos fiscais a obras que se conformam a parâmetros sustentáveis, sem contar a maior valorização dos imóveis ditos “verdes” no mercado.

 

Tendências na construção civil #3: energia renovável

Em concordância com a ideia de sustentabilidade, as energias renováveis surgem como tendência para reduzir os impactos no meio ambiente e promover maior economia.

Durante uma obra, a utilização de sistemas de geração de energia limpa pode trazer uma redução significativa dos custos de um projeto.

Já na entrega do imóvel, a implementação de tecnologias de energia renovável tende a agregar valor para o cliente final.

Mas, afinal, quais são as tendências do mercado de engenharia e energia renovável no Brasil? Abaixo, indicamos as principais. Veja!

 

Tendências do mercado de energia renovável na construção civil

Atualmente, o Brasil é tido como um dos países que mais pode gerar energia fotovoltaica no mundo, haja vista a irradiação de luz solar ser uniforme em quase todo o território nacional.

Existem pelo menos duas aplicações desse tipo de energia às edificações. Uma são os sistemas aplicados BAPV, que são implementados sobre uma estrutura já erguida.

A outra é conhecida como sistemas integrados BIPV, que podem ser utilizados como elementos constitutivos de uma edificação. Um exemplo dessa aplicação é a substituição de telhas por painéis fotovoltaicos.

Outra tendência e a eletrificação de edifícios, que tende a reduzir a emissão de gases do efeito estufa de maneira considerável.

Sistemas de aquecimento elétrico com o uso de energia renovável e o emprego do hidrogênio verde são algumas das promessas para uma construção civil mais limpa e sustentável.

Fique por dentro das tendências da construção civil e passe na frente da concorrência!

Para concluir, não podemos deixar de dizer que as empresas que estiverem mais alinhadas a essas tendências serão as únicas a conseguirem os resultados que almejam, haja vista que não se pode mais escapar dessa realidade.

A inovação na construção civil deve ser a única saída sustentável para que esse mercado continue a crescer sem causar impactos significativos ao meio ambiente.

 

E você, conhece alguma outra tendência do mercado de engenharia e construção civil? Comente!

 

 

null

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário