Uso e aplicação de drywall na construção civil
Estabelecer limites no espaço em diferentes propriedades é uma necessidade dos seres humanos desde sempre. Visando a essa finalidade, você conhece o uso e aplicação de drywall na construção civil?
O sistema “a seco” apresenta vantagens em relação à instalação tradicional, que exige o uso de pilares e vigas.
Com o sistema drywall, o qual é composto por elementos pré-fabricados e rigorosamente controlados, economiza-se muito tempo. É um tipo de construção bastante comum nos Estados Unidos e na Europa.
Além disso, essas estruturas são muito mais leves e reduzem o peso colocado na estrutura.
O que é drywall?
Você quer separar algum ambiente da sua casa sem ter de construir uma parede nem sujar sua sala inteira de cimento?
Ou seja, está pensando em uma solução prática para criar divisórias internas ou externas em sua residência ou empresa?
Então, o drywall atenderá às suas expectativas.
Muitas pessoas associam o drywall a placas de gesso, diferentemente de uma parede comum, que é feita de tijolos.
A estrutura do drywall é feita de aço e gesso acartonado e, às vezes, utiliza-se algum material para isolar o calor.
Como você pode perceber, é uma construção que, como o próprio termo sugere, não envolve o uso de argamassa ou agregados de cimento.
Para entendermos o uso e aplicação de drywall na construção civil, vamos falar de um ponto importante.
O sistema utiliza a sobreposição dos blocos de forma a atentar para o encaixe perfeito de cada peça, a fim de garantir uma vedação impecável da parede.
Por isso, a composição é relativamente mais fácil de ser montada do que qualquer outra estrutura que exija a colocação de tijolos e concreto.
Construir a composição, no entanto, representa um pequeno desafio. Se o concreto consegue juntar materiais que não poderiam aderir, no drywall as peças são colocadas de acordo com o tamanho e as características.
Portanto, precisam se encaixar perfeitamente, a fim de criar uma alta solidez.
Imagine montar um grande quebra-cabeça tridimensional, e você terá uma ideia geral de como é construir uma estrutura de drywall.
Uso e aplicação de drywall na construção civil: como funciona
Antes de tudo, é interessante lembrar que o drywall pode ser tanto horizontal quanto vertical.
Ou seja, ele pode ser usado como uma parede divisória, mas também pode ser um tipo de revestimento no teto.
Embora pareça frágil, na verdade o material é bastante sólido e resistente. O gesso é feito da rocha de gipsita em pó, que se torna rígido novamente depois do contato com a água.
Portanto, um material sólido é administrado no uso e aplicação de drywall na construção civil. Você não precisa se preocupar, porque a sua parede e o seu teto não vão desmoronar!
Construir o drywall é um trabalho que exige paciência e empenho minucioso para encaixar o material certo no local mais adequado possível.
A solidez da parede está ligada à união perfeita das placas. Ao encaixá-las adequadamente, garante-se a estabilidade estrutural.
No entanto, paredes de drywall mais altas exigem a intervenção de mão de obra especializada, que saiba manipular o material e certificar, antes de tudo, a estabilidade da estrutura, tornando-a segura por muito tempo.
Para que serve o drywall?
Por que optar pelo drywall, em vez de usar alvenaria? Talvez essa seja a sua dúvida.
Comparado a um muro de concreto, o drywall exige mais paciência e precisão.
Cada material deve ser colocado da maneira ideal para evitar que a obra sofra colapsos estruturais em caso de choque.
Quando você está se preparando para construir um drywall, deve sempre levar em consideração a função que ele desempenhará.
Vale destacar que a principal característica de uma parede de drywall é o equilíbrio entre altura e largura.
Se a parede for alta, a largura também precisará aumentar para que fique estável.
Em todo caso, esse tipo de estrutura confere charme e refinamento ao ambiente interno, do mesmo modo que se pode optar por estilos mais simples e sem uma função propriamente decorativa.
Agora que você já entende mais sobre o uso e aplicação de drywall na construção civil, vamos ver algumas de suas vantagens.
Vantagens do drywall
A construção “a seco” tem origens antigas e foi a primeira metodologia de construção utilizada pelo homem.
Construir dessa forma significa construir por camadas de materiais, sem a necessidade de aderentes ou selantes.
Hoje, esse tipo de construção utiliza materiais que são unidos por parafusos especiais. Portanto, é um tipo de junta completamente mecânica.
Esse formato também é entendido como “green building”, pois uma das vantagens dessa técnica é justamente a possibilidade de desmontagem e reciclagem das suas peças.
Assim, o desperdício de matéria-prima é reduzido, assim como o desperdício de água e o lançamento de poluentes ao meio ambiente são limitados.
Um edifício a ser construído inteiramente “a seco” possui uma estrutura em aço ou madeira, que é montada mecanicamente e posteriormente tamponada com gesso acartonado ou fibrocimento. As paredes também podem ser feitas de palha prensada.
A sustentabilidade é, portanto, uma das vantagens desse tipo de construção, bem como a redução dos custos e do tempo de obra.
Como construir uma parede de drywall
Após realizar uma inspeção preliminar, o profissional levará em consideração as medidas de largura e comprimento, e avaliará a posição exata em que a estrutura será construída.
Nessa fase, se a aplicação for em ambiente externo, é importante reconhecer o local a fim de evitar espaços em que circundem raízes de árvores, porque à medida que elas crescerem, podem prejudicar a construção.
A superfície deve ser completamente plana para manter a estabilidade.
Feito isso, o técnico escolherá os materiais mais adequados para a finalidade e a forma, de modo a se adequar ao gosto do cliente e, ao mesmo tempo, garantir a máxima resistência.
Outra fase muito importante é a construção das fundações, com a profundidade variando de acordo com o peso que a parede deve suportar e o tipo de solo sobre o qual se pretende erguer o drywall.
Ficou com alguma dúvida sobre o uso e aplicação de drywall na construção civil? Comente abaixo!