Inovações tecnológicas constantemente ocorrem na construção civil, sejam para torná-la mais sustentável ou mais prática. A nuvem de pontos é uma dessas tecnologias – e uma que vem para trazer mais precisão aos projetos.
A nuvem de pontos da engenharia se trata de uma tecnologia que eleva a modelagem 3D a outro nível. Seu uso se encaixa em diferentes etapas de uma obra, desde um projeto ainda no papel até uma reforma.
Contudo, o que é a nuvem de pontos? Como funciona o scanner para nuvem de pontos? Como essa tecnologia é utilizada? Prossiga com a leitura e tenha todas as respostas!
Nuvem de pontos: o que é essa tecnologia e para que serve na construção civil?
“Para o projeto de construção ter um resultado preciso, é necessário ter em mãos ferramentas precisas.”
A nuvem de pontos é basicamente um compilado de pontos criados como uma nuvem em um espaço físico real. Essa grande coleção de pontos serve de referência para a reprodução de objetos e estruturas em modelos 3D.
A captura desses pontos é realizada por um laser scanner 3D, e eles são depois anexados a um software de nuvem de pontos. Nele, se transformam em um modelo BIM (Building Information Modeling ou Modelagem de Informações da Construção).
O que é o laser scanner 3D utilizado na nuvem de pontos?
O scanner para nuvem de pontos se trata de um equipamento que emite sequências de raios lasers orientados a uma superfície, objeto ou cena. Seu papel é definir a posição espacial de todos os pontos medidos por cada raio.
O equipamento utiliza de coordenadas X, Y e Z, mas não fica apenas nisso: também identifica diferentes formas e tipos de materiais. A luz se modifica conforme a distância e a densidade do material que está sendo medido.
Conforme o laser scanner 3D se move e marca o ambiente com inúmeros pontos, vai se formando a nuvem de pontos. Ao fim do escaneamento, você terá uma nuvem com milhões de pontos unidos em uma superfície, que servirá de base para o seu modelo 3D.
Essa medição é feita com base no tempo de retorno da onda magnética (chamado de time of flight) e na fase de retorno (chamada de phase shift). Assim, o scanner para a formação da nuvem de pontos se destaca pela sua precisão.
Para que serve a nuvem de pontos?
A nuvem de pontos tem variados usos, como mapeamento geológico ou levantamento topográfico das regiões. Na construção civil, ela pode ser utilizada para:
- Captação das estruturas, cujo resultado pode ser utilizado no registro de um patrimônio histórico;
- Monitoramento das estruturas, de forma a identificar possíveis desgastes que levem à necessidade de ;
- Mapeamento das instalações de edifícios residenciais e comerciais.
Em que etapa da obra a nuvem de pontos é utilizada?
A nuvem de pontos é utilizada no desenvolvimento de projetos da construção civil. Ela é tida como base para os desenhos e modelagens que servirão de referência para as etapas da obra.
De qualquer forma, ela se encaixa em qualquer etapa: pode ser utilizada para uma construção feita do zero ou em uma reforma. Ela entrega uma reprodução fidedigna do que se espera que seja o resultado da obra.
Como funciona a nuvem de pontos na engenharia?
O modelo BIM que é produzido ao final para a construção civil é baseado na nuvem de pontos. O funcionamento é simples:
- É realizado o escaneamento da área para fazer o as-built – cenas e imagens de variados ângulos unidas por meio dos pontos medidos;
- Os dados colhidos da nuvem de pontos são tratados para depois serem anexados ao software. Com esses dados, são criados modelos digitais 3D com informações reais;
- Ao final, é obtida uma modelagem completa da construção no software de nuvem de pontos. Para se chegar ao modelo BIM, a volumetria deve já ter sido vetorizada.
Como a nuvem de pontos é transformada em um modelo digital 3D?
O scanner atua por meio de mosaicos fotográficos ou lasers, cujas captações são transformadas em nuvens de pontos. É necessário unir as nuvens e georreferenciar o seu posicionamento por meio da modelagem.
Há diversas ferramentas que permitem isso e que geram o modelo digital 3D, que servirá de referência para a construção. Alguns softwares de nuvens de pontos são:
- ReCap, da Autodesk: é utilizado para a edição de nuvens em escala predial;
- Agisoft, da Metashape: é utilizado para a edição de nuvens em uma escala mais macro;
- Drone Deploy, da Drone Deploy: é utilizado na edição de nuvens em escala macro, dando suporte ao mapeamento por drone;
- Pix 4D Mapper, da PIX 4D: é utilizado no mapeamento fotométrico;
- Revit, da Autodesk: é utilizado na construção de modelo BIM.
O modelo 3D produzido por esses softwares é bastante útil, já que permite a comparação entre o que foi projetado e o que foi construído.
Por que utilizar a nuvem de pontos na engenharia?
A nuvem de pontos permite a criação de modelos 3D com base em estruturas reais, o que garante maior precisão na modelagem. Isso é útil em projetos ainda em construção e sem modelo BIM, apenas planta baixa ou modelo 2D.
Dessa maneira, dois grandes benefícios podem ser apontados:
- Modelo digital mais preciso, com visualização de dados mais corretos;
- Melhor acompanhamento da obra, já que se pode comparar o que está sendo construído com o que foi projetado.
Assim, a nuvem de pontos proporciona duas formas de economia para a construção civil: de tempo e de dinheiro. Com essa tecnologia, há menor chance de erros, desperdícios e retrabalhos!
LSI: nuvem de pontos engenharia, software nuvem de pontos, scanner nuvem de pontos.
Palavras-chave secundárias: laser scanner 3D, modelo 3D, modelo BIM, etapa da obra, modelo digital.